20050530

 
FIco tanto tempo atualizando flog e subindo as fotos, que quando vou escrever aqui ja estou cansado de ficar no computador :)))
Ontem conheci o tal Maus Habitos, um lugar legal aqui no Porto.
Os ultimos dias, em Braga, foram cheios de gente, artistas, contatos, muito agitado, muito bom.
Ontem aqui foi o oposto. No Maus Habitos haviam umas 5 pessoas, e fiquei sozinho, lendo umas revistas, curtindo o som, escrevendo um pouco e tomando cerjeva Super Bock, foram uma Stout (escura) e uma Green (com limao).
FOi muito bom ficar sozinho, em um lugar alto astral, em uma cidade estranha :))
Esse seria O lugar para um ZaraProjekt por aqui....Cheio de espaços separados por vitrines e corredores de vidro.
COnheci o dono do espaço e fiquei de mandar um projeto.
Talvez ainda fique no Porto hoje e amanhã devo ir pra Santiago de COmpostela, já na Espanha, iniciando outra etapa da viagem.

....

em Braga tudo foi muito legal a convivencia e as conversas com o Daniel Lima, o Joao Fernandes que organiza o Festival BRG2005, o Landulfo um físico brasileiro que acompanha o Daniel, o Paulo um fisico daqui de Portugal, e o Professor Michael da Universidade do Minho, o encontro e as conversas com o Silverio um artista mexicano que tocou no festival, enfim, muita coisa de bom.

20050529

 
Ontem foi o ultimo dia do festival brg2005, de arte e musica eletronica. uma verdadeira babel! conheci um musico/performer mxicano e treinei um pouco o espanhol...esta ok! vai ser uma grande mudança essa ida pra espanha amanha...portugal ehumlugar onde ehfacil a\para um brasileiro sentirse em casa...ja na espanha vamos ver.

 
Estou na estacao de comboio de Braga, tenho uma hora e meia pra esperar antes do horario do trem.Tenho qe escrever rapido porque a internet ehgratis mas ehso 5minutos , depois tem que logar de novo....ate ja!

20050527

 
breve resumo...Liboa, muito boa, uma cidade muito agradavel, o bairro alto é tudo de bom, e o resto da cidade tem aquele ar de cidade européia, avenidas largas, uma cidade bem cuidada, parece. Mas o português (como o carioca e o paulista) também não limpa a sujeira do seu cão. Muitos e muitos guindastes de construção por toda a cidade. Muitos prédios sendo reformados. Curioso, conheci através de um amigo em comum um artista de Lisboa, o Rux. Ele mora no bairro alto em uma casa bastante antiga. Por fora é antigo, mas por denro parece um apartamento moderno, o chão todo revestido com carpete de madeira, as paredes branquinhas. Havia uma rachadura na parede e eu fiz que ia empurrar a parede e ele me disse meio sério meio gozando: não faças isso!
Andando pela Av da Liberdade, em Lisboa, ouvi um som de gaita de fole, vindo do nada. Procurei e descobri, do outro lado da rua um senhor sentado num banco praticando. Sentei e filmei um pouco. Na hora que eu apontei a câmera senti que ele desconcentrou...me deu a impressão de ainda estar a aprender. O Cesinha é que vai se amarrar!
Agora há pouco em Braga também encontrei um flautista na rua tocando uma melodia com um ar bastante medieval, um tanto melancólico mas muito bonito...
Parece que há dois desses flautistas por aqui, um deles estava na praça ontem, na feira medieval que tem por aqui. O outros estava na rua, sem fantasia, foi esse que eu encontrei de novo hoje e ele é o melhor....o outro toca até "sounds of silence"

 
Já estou aqui em Braga, mais ao norte do Porto.
HOje é o primeiro dia da viagem que chove, e me refugiei aqui na biblioteca municipal pra poder atualizar o flog e descarregar as fotos da camera...
E é claro pra poder escrever pra CHeli :)))
Estou morrendo de fome, entao vou sair pra comer algo, mas quero escrever mais com calma depois.
QUero contar coisas legais que aconteceram, e tambem uma coisa muito chata que aconteceu no Porto...
Por enquanto acompanhe o flog!

20050524

 
bom, consegui subir umas 15 fotos agora. La em Lisboa eu descarregava tudo pro computador do Silas e depois escolhia o que eu ia subir...aqui estou num cyber (ate barato 1 Euro 2 horas) mas nao da pra guardar as fotos...estou subindo algumas pra liberar espaço na camera, e depois tenho que enviar as outras pro gmail pra nao perder...
Ei, faz quase uma semana que eu estou viajando, 1 semana!!!

 
nestes ultimos dias nao consegui parar pra escrever , mas fotografei bastante.
ja estou no Porto, cheguei agora ha pouco e vou ficar hospedado na casa do Ricardo Ramalho, olha só! A Iraci esta mudando pra Veneza e ele veio pra ficar no lugar dela...surpresas...
Bom, os ultimos dias em Lisboa foram "fixe" ó pá. Fixe é uma expressao muito usada por aqui, quer dizer "muito legal". Em resumo, fui ao Parque das Nacoes em um dia que bateu uma super saudade da Cheli, e fiquei la sozinho neste lugar que tem uma arquitetura contemporanea e foi construido para a Expo 98 em Lisboa. E hoje em dia parece um pouco o Aterro do FLamengo mas tem aqueles predios super modernos e abandonados, parece uma cidade fantasma...na verdade parece um pouco Miami (desculpe aí qualquer coisa ó pá) Estava lá melancolico e sozinho e de repente ouço uma musica aleatoria: alguns brinquedos musicais e varias criancas ao mesmo tempo fazendo uma musica ale total. E isso me deixou feliz e mudou o meu estado de espirito! A musica é foda!
Depois, no dia seguinte fui no Centro Cultural de Belem, e la perto comi os tais Pasteis de Belem. Achei que fossem uma especie de folhado, mas olha a surpresa, tem gosto de curau de milho, fui transportado pra Recife, quando eu era crianca e comia isso...
No dia seguinte teve a vitoria do Benfica, que é o time da maioria da populacao,é o time mais popular, tipo o COrinthians ou o FLamengo, e fazia 11 anos que ele nao vencia. FOi uma especie de festa na cidade. ~
ENtao descobri que o Daniel Lima esta aqui, e que esta tendo um festival de arte multimidia em Braga, uma especie de mini-SOnar, e Braga é perto daqui do Porto. VOu ficar hoje e amanha por aqui e na quinta vou pra lá. Depois, já no domingo pego o rumo da Espanha...
Ah,sim, ainda em Lisboa, ontem conheci um artista muito fixe, trabalha com video e vai estar em Sampa em julho, durante o SOL, do qual o Zara tambem vai participar. FIcamos trocando altas figurinhas, muito fixe!

20050521

 
ontem fui no Castelo de São Jorge, o lugar onde começou Lisboa. Portugal foi o primeiro país da época moderna se tornar país, isto é a unificar suas tribos e definir suas fronteiras. Por isso talvez tenha saído na frente na corrida pela conquista européia do mundo no século XV. Para mais informações leiam Historia do Cerco de Lisboa, ou Memorial do Convento do Saramago, que são livros muito bons. O que mais chama atenção ao entrar no Castelo é o silêncio, a ausência de sons da cidade. O vento sopra e os passarinhos cantam. Um ou outro turista alemão exaltado fala um pouco mais alto após beber umas cervejas, mas em geral há um silêncio respeitoso no jardins arborizados do Castelo.
Há uma sala onde há uma apresentação multimídia. O visitante entra e recebe uns fones. Há um video-wall com uns 9 televisores, e eles ficam dentro de um átrio espelhado por todos os lados, um poco difícil de explicar e não se podia fotografar lá dentro, mas o fato é que você olha pra cima, pra baixo pros lados e os espelhos transformam aquele video-wall em uma esfera, em um mundo! E nos televisores assiste-se a história da expansão marítma portuguesa. As imagens não ocupam o video-wall todo, formando uma tela só, não! São só algumas imagens que se reproduzem em todas as tvs, numa atualização do tradicional azulejo portugues.
Em outra sala, assiste-se à história da cidade de Lisboa, desde os Romanos até os dias de hoje. É um video politicamente correto, apesar de mencionar o cerco, e a ocupação estrangeira não cita os países. Não se fala em Mouros ou na ocupação de Portugal pela Espanha. É como se eles não quisessem provocar ninguém.
Aqui também o video-wall funciona como uma grande parede de azulejos, sempre dividida mas com várias imagens simultâneas.
E os meus amigos portugueses me contaram uma versão da história que eu não conhecia: após o terremoto que destruiu a cidade em 1755, o rei D João VI fugiu com medo para o Brasil e quem ficou tomando conta e reconstruiu a cidade foi o tal Marques de Pombal, que criou a cidade nova, planejada com os quarteirões divididos, um tanto parecida com Paris. Bom, melhor para os portugueses, porque Lisboa é uma cidade linda, com uma arquitetura bastante caracteristica e mesmo a arquitetura moderna é de bom gosto.

20050520

 
vou aproveitando a internet aqui porque é de graça e fácil.
aqui no lar do santo condestável há algumas regras: as portas dos quartos, do banheiro e da cozinha ficam sempre fechadas, o que dá um ar um tanto sinistro para o longo corredor. a cozinheira dona helena faz a janta que consiste em uma sopa e um prato com carne mais a salada e a sobremesa. pode-se pegar o quanto quiser mas não se pode repetir. só após a meia noite é que pode-se repetir.
ontem teve uma sopa de galinha com tempero de hortelã, peito de frango e um espaghetti sem molho e sem tempero. a sobremesa foi morango (muito morango) com chantilly, hmmmmm
aqui em portugal só existe aquela tomada de dois furos redondos, não existe lugar pra essa tomada de duas paletas chatinhas, tipo a que tem nos carregadores de celular, se vier pra cá traga um adaptador, eu trouxe porque minha prima Ariadne que já morou aqui tinha me dado um toque :)
os interruptores das luzes do banheiro ficam do lado de fora, no corredor.
agora vou pegar o elétrico (o bonde) e dar um passeio.

20050519

 
a república chama-se República Santo Condestável e foi fundada em 1948.
19 pessoas moram aqui, todos estudantes vindos de outras partes de Portugal.
há uma cozinheira chamada Helena, que de início me olhou feio mas agora já fiz amizade com ela. ela veio me chamar pra jantar e disse que fez isso por mim porque eu sou um bom rapaz (!)
no quarto ao lado, atrás da porta vi a carta O MUNDO do tarô pregada na parede. foi a primeira carta que vi. É o Tarô de Marselha e as cartas são pintadas num belo acabamento. Depois percebi que havia várias outras cartas também na mesma parede.
também há um mapa de Lisboa, e acabei de ver que há um Cemitério dos Prazeres, e que ele fica ao lado do Palácio das Necessidades.
realmente, a melhor parte desta viagem até agora está sendo o encontro com a lingua portuguesa, esta outra língua que se fala por aqui.
agora uns nomes de estações do metro (sem acento porque eles falam métro): senhor roubado, quinta das conchas, rato, restauradores, intendente, alto dos moinhos, areeiros, e por aí vai.
o metro de lisboa tem 4 linhas: azul (que é representada por uma gaivota), amarela (um girassol) , vermelha (uma rosa dos ventos) e a verde que eu não lembro.
todas as estações até agora tem obras de arte, e tem umas estações bem bonitas como a do Chiado.

 
não cheguei a tempo e o silas já viajou pra barcelona. que coincidência, faz dois anos que ele está aqui e é a primeira vez que ele vai pro exterior, e justo pra barcelona :)

agora há pouco fui até o Rossio, que é a estação mais perto do Castelo de São Jorge, que define os limites da primeira cidade de Lisboa, mas não cheguei a entrar no Castelo, ao invés peguei a Rua Augusta e fui até a Catedral da Sé :)
É uma igreja de 1300 e pouco mas reformada e ampliada em diversas épocas.
Quero andar de bonde e amanhã quero ir até Belém, no Centro Cultural.
mais novidades aqui: Flog

20050518

 
lisboa está coberta de stickers pelas placas de trânsito, e de pichações anarquistas, hoje fiquei a tarde toda andando pelo bairro alto que é a cidade antiga, e gravando pequeninos trechos de detalhes da cidade, arquitetura, pichações, placas de ruas.

as placas do bairro alto são todas talhadas em pedra e os nomes são ótimos:
travessa da cara, travessa da boa hora, estalagem dos capotes brancos, rua do diario de noticias, rua da atalaia, rua da rosa, cunhal das bolas (!!! essa eu até gravei pra ninguem duvidar), travessa da água-da-flor, travessa dos inglesinhos, travessa dos fiéis de deus, travessa das meercês, calçada do combro, largo do calhariz, rua da emenda, praça de luis de camões, rua do norte, largo do chiado, rua do alecrim, ufa cheguei onde tinha combinado de encontrar o Silas! , ao lado da estação do metro baixo-chiado, atrás da estátua do fernando pessoa sentado na mesa com uma cadeira vazia pros turistas tirarem fotos com ele.

 
bem vindo a Lisboa!
a cidade é linda e o dia está claro, céu azul e amplo.
agora estou usando a Internet na faculdade de educação musical onde estuda o meu amigo Silas que vai me hospedar por aqui.
esse bairro é a parte antiga de Lisboa, a tal da Baixa Pombalina, e é a parte da cidade que foi reconstruida depois do teremoto de 1755.
lembra bastante o pelourinho, mas com uns predios mais parecidos com Ouro Preto.
enfim, vou dar um rolê, até breve :)

20050516

 
hoje andando na Paulista, indo pra casa da minha prima Virgínia, e pensando em tudo de bom que rolou nas performances durante o 4Hype pensei:
não compare sua vida com a dos outros, isso não leva a lugar nenhum. compare sua vida com as suas próprias idéias. só assim você pode saber se está no caminho certo.
o zaratruta é a realização do sonho de 8 pessoas que se arriscam a viver de acordo com as próprias idéias, nunca sabemos exatamente o que vai acontecer nas apresentações mas essa é a força do grupo, enquanto essa simultanedade acontecer eu sei que estamos bem.

20050515

 
preparando pra decolar, terça feira é o dia!
depois da temporada do ZaratrutA! no 4Hype estou com as baterias recarregadas e pronto pra ir...tudo certo, passaporte, travellers checks, seguro de viagem, dicas de amigos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]