20060410

 
acabei de ler o Solaris, do Stanislaw Lem.
tinha pego o livro emprestado e por coincidência ele fez 50 anos há alguns dias.
há uns 20 anos eu tentei ler esse livro pela primeira vez achei meio chato, mas talvez com doze anos eu não estivesse preparado.
Solaris é um planeta inteligente. é o verdadeiro "outro" do ser-humano: incompreensível.
os aliens sempre são imaginados como um duplo do ser-humano: seriam seres sociais, humanóides, teriam linguagem, construiríam naves, teriam planos
e em tudo isso são um mero espelho do humano neste desejo de que exista vida inteligente no universo. mas o desejo humano é sempre humano: modelamos o outro de acordo com nós mesmos.
Solaris não. ninguém sabe o que ele é. para investigar os homens ele extrai suas memórias e cria duplos de pessoas que já morreram. mas ninguém sabe porque, e nem ao menos se sabe se isto é um processo consciente. seria Solaris um ser consciente? ou existiria uma imensa inteligência inconsciente? ou seriam esses duplos uma tentativa de criar consciência?
nós seríamos capazes de compreender o "outro" se o encontrássemos?
somos capazes de compreender os motivos dos terroristas suicidas? será que essa fórmula [morte gloriosa=paraíso eterno] é verdadeira ou é só uma justificativa racional para um sentimento que é inexplicável para quem não o tenha vivido, para quem não faz parte dessa cultura, dessa lógica?
Solaris me traz a esperança de que é possível uma outra vida, uma outra sociedade.
a natureza é selvagem, mas é sábia
o ser-humano conseguiu copiar a natureza e atingir a selvageria social, que venha agora a sabedoria








_______

Marcadores:


Comentários:
recentemente, não... engraçadinho. Sabe, a primeira vez que li seu blog achei que você fosse assim mesmo. Ah, o primeiro post que li seu foi aquele do ano novo... beijos.
 
Ah tá... desculpa, acho que agora entendi. Não era bem para mim, aquilo de esperando godot, era para você, né? De qualquer forma, escrevi um e-mail.
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]