20060418

 
Leila D - Full Moon

próxima apresentação, quinta agora, dia 20
Galpão do Sesc Pompéia (R$ 7)
Concepção e performance: Leila D
Som: Bret Frederick
Video: Daniel Seda e Leila D


Sobre esse trabalho:
A Leila D é uma artista de performance, o que significa que ela trabalha usando o próprio corpo como suporte para sua arte.

(Pequeno parêntese histórico: a performance é uma arte bastante incompreendida mas resumindo bastante pode-se definí-la como sendo a arte onde o artista transforma em arte a sua própria ação no tempo. Foi um movimento surgido das artes plásticas em fins da década de 50 e que ganhou força a partir dos 60/70.
A performance não se confunde com o teatro por não ter nenhuma preocupação narrativa, o que importa é antes a força da presença do artista. Por isso muitas vezes as pessoas não entendem:"mas perái, não vai acontecer nada???" Mas já está acontecendo, você é que não parou pra perceber o momento presente.)

Nesse trabalho a Leila transformou em uma obra a sua experiência recente de ser mãe. Ela morou os últimos dois anos em NY, por isso o título do trabalho está em inglês.
O vídeo é montado a partir de cenas do seu ultrasom junto com algumas imagens que ela gravou quando ainda estava grávida, sendo o barrigão a verdadeira "lua cheia".
Na performance ela fica dentro de uma oca que ela mesma montou no galpão do Sesc, uma oca de 3 metros de altura por 6 de diâmetro, e lá dentro há uma quantidade imensa de argila medicinal e ela fica alí, na argila, que segundo a Bíblia foi a matéria a partir de onde nasceu o ser-humano. A própria oca lembra a forma de uma barriga e o público fica dentro dela junto com a artista.
O som da performance foi feito pelo Dj novaiorquino Bret Frederick, marido da Leila e pai da Luana. Para fazer a trilha, que ele remixa na hora, ele usou sons do batimento cardíaco da Luana ainda na barriga, extraídos do ultrasom e usou também outras falas recentes da filha, que já tem 2 aninhos (e é uma criança linda :)))
O som cria um clima confortável e hipnótico para a performance.
É isso o que dá pra dizer, se quiser saber mais vai lá ver :)))










__________

Marcadores: ,


Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]