20070330

 
chega de usar cadáveres de dinossauros* para mover o mundo.

esse debate todo sobre o alcool e biomassa mostra que a humanidade não aprendeu nada com os erros do petróleo. querem reproduzir o mesmo modelo, usando outra fonte geradora de combustível.
mas o modelo é o de sempre: produção centralizada e impositiva, baseada em alguns poucos grandes produtores e uma massa de consumidores passivos.
o objetivo é claro: um consumo dependente, incapaz de sobreviver sem os grandes produtores.

a produção centralizada de combustível (seja petróleo ou alcool) só interessa à manutenção do capitalismo, não tem nada de evolução nessa mudança.

toda a experiência da produção descentralizada de conteúdo a partir da web ainda não ensinou as indústrias que este é o modelo para a sobrevivência: autonomia e simultaneidade de produção!
aquilo que funciona, e muito bem, com a informação, pode funcionar ainda melhor se aplicado à realidade material.
se todos puderem produzir, todos terão sempre.

o capitalismo desenvolvido neste sentido conduzirá à sua superação, que será na prática um anarquismo aplicado.
novamente o meu medo é só um: será que vai dar tempo?


mas já que esta produção centralizada é inevitável por enquanto (uma vez que desde o século XV é o capitalismo que venceu e a lógica do capital é a lógica da acumulação, seja de poder ou de matéria) esse povo podia ser mais inteligente e usar fontes naturais renováveis e limpas de geração de energia.

o nucleo da Terra é quente, porque não desenvolver tecnologia para converter essa energia térmica em energia elétrica?

o mar joga na areia, em forma de ondas, incalculáveis quilotons: basta alguma imaginação, não perder de vista que deve-se fazê-lo sem ferir a paisagem e um financiamento consequente para desenvolver usinas marítimas.

o vento, no Nordeste, não pára nunca: o NE poderia ser uma potência energética. novamente deve-se pensar em fazê-lo sem estragar a visão do paraíso.

o Sol! as plantas foram extremamente bem sucedidas em sua tecnologia de conversão da energia do Sol, há milhões de anos já aprenderam a fazer isso.
que tal parar de bater cabeça e começar a aprender com elas?


nada disso é fácil, nada disso é simples, mas alguém já começou a fazer algo pelo menos???


bem que os EUA poderiam estar preocupados com a emissão de CO2 quando falam em fontes de energia alternativas mas na verdade eles só querem mesmo é fugir da dependência em relação às regiões turbulentas (Oriente Médio e Venezuela).


* também conhecidos como petróleo



ps, falando em anarquismo, nesse link aqui há um bom resumo das idéias dos principais teóricos anarquistas, em inglês.

Marcadores: ,


Comentários:
Esta discussão não vale de nada!
 
puxa, me desclassificou completamente em uma frasezinha!
:)

...mas infelizmente (pelo menos enquanto a gente não desenvolve nossa telepatia) seria impossível esse blog, por exemplo, sem energia elétrica.
fora o resto.
 
saiu uma reportagem da revista isto é desta semana que fala dos trabalhadores canavieiros,vc viu? leia,é uma coisa horrorosa o que ainda ocorre em plena atualidade.
 
pois é, eumes, e o presidente-operário vai fazer de tudo pra ampliar esse modelo de negócios, é o capitalismo avançado avançando sobre tudo.
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]