20070117

 

Famoso porém Faminto
Fui acordado hoje com um telefonema da minha prima, a atriz Cris Bessa. "Você é o meu primo famoso, que saiu na Folha de hoje?".
Escrevi um e-mail para o colunista Clovis Rossi, que eu leio todo dia na Folha pela internet, e ele gentilmente expôs o meu drama na sua coluna de hoje. Como voltei para casa e voltei a ficar sem computador ainda nao tinha lido a coluna de hoje.
Aproveito para agradecê-lo aqui publicamente. Se eu conseguir um trabalho por causa de sua coluna eu volto aqui para agradecer de novo...
O fato é o seguinte:
É muito mais fácil para um recém-formado conseguir um trabalho hoje em dia, no Brasil, do que alguém com uma certa experiência, mas não "especializado".
Vou dar um exemplo concreto: no ano passado fiz uma entrevista em um grande portal de Internet, para o qual eu já havia prestado serviço. Fui indicado por um amigo e tecnicamente eu passei na entrevista. A minha ex-futura chefe me assegurou: a vaga é sua, só falta o Setor de RH liberar a contratação. Fiquei feliz e na espera.
O tempo foi passando. Foi passando. E passou.
Final da história: ao invés de me chamar, eles contrataram um estagiário para a mesma vaga. Saiu mais barato para eles. E a pessoa que me indicou ainda ia ter que ensinar o estagiário a fazer o seu próprio trabalho, correndo o risco de, ao instrumentalizar outra pessoa (que custa menos) perder seu próprio emprego, a médio/longo prazo.
Portanto, se você ainda está na faculdade aceite esse conselho: especialize-se! Ao máximo. Multimidialismos e outras versatilidades são ótimas para o desenvolvimento do espírito, para o seu crescimento como ser-humano, mas não para conseguir um emprego hoje em dia.
É por estas e outras que continua de pé meu plano de fugir para Barcelona, assim que eu tiver dinheiro de novo...

É assim que funciona o "Espetáculo do Crescimento". A economia não cresce, o dinheiro produtivo não é investido. Novos profissionais recém-formados invadem o mercado. Se você não é filho, ou parente, ou amigo, você fica de fora.
E ponto final.
Vou continuar tentando, é claro.

ps, como eu disse, voltei pra casa em SP, e voltei a ficar sem computador. Portanto este blog volta às suas férias forçadas...

ps2, pra quem nao entendeu nada, apresento o trecho da coluna que me cita...
"Daniel Seda, que trabalha com vídeo, cinema e internet (multimídia, supostamente o que há de mais moderno no mercado), reclama que está há dois anos sem trabalho estável. Confessa: todos os sonhos (leia-se, livros e filmes que têm na cabeça) seriam facilmente arquivados se lhe oferecerem um emprego "que pague as contas".
Sonhos, portanto, há, mas minguam ante a catatonia em que o país mergulhou há tantos anos.
"
Eu apenas havia enviado um e-mail para ele, dando um feedback pessoal sobre o tema e o digníssimo colunista me agraciou com esta citação. Se algum dia eu ficar famoso de verdade (por algum sonho bem realizado, espero) isso tudo vai virar folclore.
:)

Marcadores:


Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]