20060331

 
política é um assunto chato, mas como já disse alguém: "quem tem nojo da política é governado por quem não tem"
portanto, vamos a ela.

5 motivos porque o Brasil não pode dar certo

1. O espaço público não é considerado como "espaço de todos" e sim como "terra de ninguém". Por isso é comum ver pessoas jogando lixos nas ruas (já vi algumas vezes mãos saindo das janelas do carros ditos de elite para dispensar embalagens e latinhas no asfalto), quebrando orelhões, bares que invadem as calçadas, prefeituras que fecham praças, todo mundo sem nenhuma preocupação com a manutenção do espaço público.

2. Tolerância de todos com a corrupção. Não adianta reclamar dos deputados que têm privilégios e subornar o guarda ou o "amarelinho" ou o fiscal da prefeitura.
Quase todo mundo é tolerante à corrupção. Isso inclui a sonegação de impostos. Afinal se o governo vai desperdiçar ou roubar o meu dinheiro em troca de NADA porque eu vou entregá-lo, assim?

3. Falta de respeito ao outro. Isso abrange os dois itens anteriores e inclui outros: a preferência nas ruas é do pedestre. Na prática é a lei do mais forte: ônibus odeiam os carros que odeiam as motos que odeiam as bicicletas (os carros e ônibus também odeiam as bicicletas) que não respeitam os pedestres que fogem correndo de todos.
Onde já se viu o sujeito ter que correr pra atravessar porque senão o carro atropela??? Por acaso a pessoa que está dirigindo também não é pedestre? Não é não, foda-se: o sujeito entra no carro e sai passando por cima.
Faixa de pedestre é uma obra de arte, uma ficção.

4. A capital fica muito longe. Isso é um fato! Se a capital ficasse no Rio seria assim: qualquer escândalo e a população poderia sair as ruas e protestar na frente do palácio, da assembléia e fazer pressão como acontece no mundo todo. Mas não.
A capital fica nos quintos do infernos, longe de todos os grandes centros (fica longe de tudo: do sul, do sudeste, do nordeste, do norte!) e os políticos ficam lá na Ilha da Fantasia, protegidos pela distância. Se você quiser até lá protestar tem que perder uma semana de ônibus, é caro e por mais gente que se junte gente vai parecer nada naquela imensidão que é a esplanada dos ministérios...

5. Desperdício! O Brasil desperdiça talentos, desperdiça muito dinheiro em programas inócuos e errados, desperdiça seus recursos naturais.

e agora, com vocês,

5 motivos porque o Brasil pode dar certo

1. É a terra da felicidade. Nego tá morrendo de fome e então chega o carnaval e já era. Alegria faz bem pra saúde física e mental. Apesar de tudo somos um povo feliz.

2. Criatividade. Somos um povo com grande capacidade de improviso, com soluções criativas para tudo.

3. Resistência. Só mesmo uma grande capacidade de resistência explica movimentos como o MST e o Movimento Sem Teto, nascidos no meio da pobreza e da falta de educação e ainda assim com propostas coerentes e exeqüiveis e apesar de serem diariamente esmagados pela mídia, pelo poder do dinheiro, resistem.

4. Rebeldia. O brasileiro têm ódio mortal à autoridade. Cotidianamente encontra maneiras de resistir às autoridades instituídas, quaisquer que sejam. Isso também explica positivamente, em parte, a sonegação e a corrupção descritas acima. Somos um povo com espírito livre.

5. Quantidade de recursos naturais. Apesar de todo o desperdício, temos recursos hídricos, energéticos (petróleo, vento, cana, rios) e muita biodiversidade. Falta direcionar a energia criativa para a manutenção e exploração saudável disso tudo.

No entanto, na média, ainda estou pessimista:
alguém como eu que sabe operar várias câmeras, trabalhar com vários softwares, tem inteligência, criatividade e grande capacidade de aprendizado, tem cultura, leitura, educação, fala e entende inglês e espanhol razoavelmente bem, tem respeito a todos e ainda assim
NÃO CONSEGUE PAGAR SUAS CONTAS
não pode ser mesmo muito otimista.
:(
Aliás se eu tivesse passaporte europeu eu nem estava mais aqui...desde que eu voltei de lá eu só tô me fodendo por aqui...

Marcadores:


Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]