20050601

 
sem destino.
enquanto isso algumas observaçoes aleatorias: santiago de compostela é uma cidade muito bonita, mesmo a parte nova é de bom gosto. a parte antiga, medieval, é toda feita de calçadoes. todas as cidades por que eu passei ate agora tem esse respeito pelas pessoas, ha muitos calçadoes que se cruzam e as pessoas nao precisam se preocupar com os carros. outra coisa em comum em todas as cidades: os carros param, o pedestre tem realmente a preferencia. se voce esta parado na esquina o carro ja diminui. se ele vier vindo, ainda que esteja rapido, ele diminui e para e espera voce e quantas pessoas precisarem passar.
aqui em Vigo ha uma coisa bastante interessante: as faixas de pedestre onde ha semaforo, quando o sinal esta aberto para o pedestre ha um alto falantezinho que fica fazendo um som digital: toin, toin, toin, toin, enquanto o sinal estiver aberto pro pedestre o som continua. Penso que isso é para os cegos! QUando cheguei aqui em Vigo, ainda antes de ir para Santiago cruzei com um cego, e foi isso que me levou a essa conclusao.

AInda sobre SAntiago: nao existe UM caminho de Santiago, ha varios. Ha o caminho frances que é o mais conhecido, é o que o Paulo Coelho fez, por exemplo...alias achei numa livraria "O ALquimista" ilustrado pelo Moebius! O tradutor deve ser mesmo muito bom :)
Mas existe tambem o caminho portugues, o caminho ingles, o caminho espanhol.
A tradiçao desta peregrinaçao nasceu porque depois da morte de Cristo, os apostolos sairam pelo mundo e Sao Tiago veio parar por estas bandas. La pelo ano 820 encontraram os restos presumidos do apostolo nesta localidade, e o local logo virou centro de peregrinaçao.
Alem de ter esse significado turistico-religioso Santiago de Compostela é tambem a capital administrativa da regiao autonoma da Galicia.
Sobre a Galicia (ou Galiza) é melhor eu escrever daqui ha uns dias, depois que eu tiver conhecido melhor o local...

bom, vou a luta, aqui sao 5 horas a mais, e apesar de ter anoitecido as quase 22h, ja é tarde e ainda nao sei onde vou dormir...

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]