20051002

 
Timothy Leary, ilustre desconhecido. Nunca tinha lido nada dele, só ouvido falar. Ontem um amigo meu me jogou na mão The Politics of Ecstasy. É como aquela frase: quando você está pronto, o mestre aparece. E uma vez que você desperta não há mais volta. O mestre não é aquele que vai te guiar e sim aquele que vai te ensinar a ser livre.
Timothy Leary foi transformado pela mídia em um personagem caricato, ridicularizado e classificado como um "loucão de ácido". Nos Estados Unidos ele chegou a ser preso. E tudo isso por que o homem é perigoso, perigoso para essa sociedade hipócrita e hipnotizada onde nós vivemos.
A famosa frase: ligue-se, sintonize-se, caia fora! Na verdade é o contrário, o "caia fora" vem primeiro. Cair fora não é abandonar tudo e viver como os hippies da Paulista. Cair fora é despertar, sair do sono e do jogo midiático. Olhar o mesmo mundo com outros olhos. Cair fora é basicamente uma experiência espiritual, é o despertar da consciência. É deixar de acreditar nesse jogo, trazer de volta os seus valores para o que realmente importa. É desenvolver a consciência de que você é parte de uma vida que vem se desnvolvendo há bilhões de anos, você é parte disto e não dessa sociedadezinha que acha que entendeu tudo e pode dominar a natureza do alto de sua estupidez. Esse é o "cair fora". Depois de cair fora você deve voltar para, em um nível micro, ajudar a mudar as coisas. Ligue-se nos valores que realmente fazem sentido, e depois sintonize-se, mas em outra frequência.
Mas essas coisas não podem ser explicadas para quem não passou por essa experiência de despertar.
Tome um ácido ou, se tiver a opotunidade, participe de um ritual de ayahuasca, pois no nível de sono em que vivemos esses são os meios mais eficientes para o despertar, para viver uma experiência religiosa verdadeira.
A religiosade não é uma forma de controle social e sim uma forma de libertação. E uma vez livre você pode voltar, em outras bases.
Em alguns pontos Timothy Leary se aproxima bastante de Krishnamurti, o filósofo indiano que prega o despertar e a libertação. Ou você realmente acredita que na nossa sociedade as pessoas são livres? Nossos desejos são manipulados todo o tempo por pessoas que também são manipuladas. Estão todos dormindo.
Ele também dá conselhos importantes para aqueles que passam por estas transformações: o lugar do underground é no underground. É só aí que ele pode ter força. Se o underground vira mainstream ele perde a força, é absorvido, volta a fazer parte do jogo. Não se rebele! Isso só atrai a atenção dos poderosos para o que deve permanecer escondido. Essa lição foi re-ensinada na década de 90 pelo Hakim Bey.
Drop out, turn on, tune in.

update:
Só pra constar: não considero Timothy Leary meu mestre!
Só pra constar 2: Lendo um pouco mais o livro descobri que ele é homofóbico e justifica isso usando o mesmo argumento usado por todas as outras religiões de que homossexualismo é contra a Natureza. Para ele homossexualismo é doença, ele diz isso com todas as palavras. E para ele a cura está no LSD. Bom, já tive experiências alucinógenas e nem por isso deixei de compreender que o amor não tem sexo.

Marcadores:


Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]