20050818

 
Já que nenhum economista consegue pensar em nenhuma proposta para mudança na condução da economia eu humildemente proponho minha contribuição ao debate.
De início poderia haver uma vinculação dos lucros dos bancos com a obrigatoriedade de re-aplicação de parte desse lucro seja em geração de empregos, seja em uma
modalidade de empréstimos com juros mais baixos.
Isso seria exclusivo para os bancos, pois vem sendo eles os maiores beneficiados com esse "crescimento econômico" dos últimos 10 anos.
Claro que essa proposta não vai ser sequer levada em conta, pois no capitalismo os bancos são sagrados (sem aspas) e seu lucro mais ainda.
Mas certamente essa proposta tem algo de novo e teria total apoio popular e mais certamente ainda iria movimentar e dinamizar a economia devolvendo ao mercado um sangue econômico precioso que está estancado em aplicações, apenas passando de um fundo a outro sem nunca "voltar à realidade".
Todo mundo (tirando os acionistas) fica chocado quando vê os bancos e seus lucros acada vez maiores. Esse dinheiro vem, é claro, dos pobres coitados que ficam pendurados no cheque especial pagando uma fortuna porque o governo não trabalha pensando nas pessoas e sim "na aconomia". Que tal promover uma redistribuição real de renda? Esse poderia ser um início de mudança.
Houve uma época em que os juros eram pecado, hoje em dia os juros são sagrados.
Mas isso pode mudar, basta que haja apoio da sociedade, eu ingenuamente acredito nisso.
A idéia está lançada. Se algum economista realmente interessado no desenvolvimento do país, e não de uma "economia abstrata", quiser aproveitá-la sinta-se a vontade.
A economia real, isto é as pessoas que estão sem emprego, agradece.

Marcadores: ,


Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]