20060211

 

esse é um dos kanjis (ou seja, ideogramas) mais complexos que existem.
a pronúncia é "Biang" e significa um tipo de macarrão da província chinesa de Shaanxi.
Como estou me aventurando poeticamente pelos vastos territórios da língua japonesa (que importou os kanjis da lingua chinesa e acrescentou ainda outros sinais) eu já consigo distinguir alguns outros kanjis mais simples que formam este.
me acompanhe:
Bem no meio você pode ver, pequeno, o kanji do cavalo. É possível até enxergar uma pata frontal do cavalo em posição de avanço seguido de outros tracinhos que devem representar as outras patas. O estranho é que assim ele tem cinco patas, mas não importa.
Logo acima dele está o kanji que significa "dizer". Parece que o cavalo tem algo a dizer! Decerto é um cavalo-filófoso. Seria ele Bucéfalo, o cavalo de Alexandre o Grande? Afinal Alexandre teve aulas com Aristóteles, seu cavalo deve ter aprendido algo em suas viagens e expedições de conquista.
O cavalo está em cima do kanji do coração, que ficou esticado embaixo, como se fosse um grande sentimento que sustenta o cavalo que tem algo na cabeça, pronto para dizer.
Um cavalo filósofo que tem algo a dizer, mas carregado de um sentimento que o sustenta, adentra no Palácio de um Imperador Chinês. Logo na entrada do Palácio há dois guardas: repare nas figuras iguais dos dois lados do cavalo, elas significam "chefe", são os dois guardiães da entrada. Acima de cada guardião há um W torto, que pode ser um radical para "passar através". Isso significa que ambos perceberam o sentimento que trouxe o cavalo-que-tem-algo-a-dizer até o Palácio e o deixaram passar.
Se ainda restavam dúvidas elas somem quando notamos o telhado que há por cima do Kanji inteiro, e dois outros telhadinhos, um em cima do W de cada guardião: estes são os telhados na entrada do palácio, algo como um toldo. Logo é mesmo um grande e suntuoso Palácio.
O traço curvo que começa à esquerda e termina embaixo do coração só pode ser o longo caminho que Bucéfalo percorreu da Grécia até a China para dizer algo, carregado de sentimento ao Imperador Chinês.
E o Kanji da Lua, que é o primeiro do lado esquerdo, do lado de fora da entrada do palácio, indica que ele chegou no palácio à noite.
O que terá acontecido neste encontro? E como toda essa história complexa passou a significar um tipo de macarrão?

Não sei, mas depois disso tudo tô me sentindo o próprio Italo Calvino :)

Marcadores: ,


Comentários:
Cara, sua explicacao foi otima... mas vc nao conseguiu chegar no ponto principal q era explicar o pq esse mega kanji quer dizer macarrao...

anyway, parabens!!
 
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MUITO 10 HUEHUEHUE
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]