20060717

 


coletivizando

depois da conversa que tive ontem com uma amiga acordei pensando nos coletivos de que já participei:

existem coletivos que se juntam em torno de uma proposta prática, eu chamaria estes de coletivos funcionais. estes podem durar um único evento ou vários, mas trabalham sempre mirando um objetivo concreto. podem até acabar depois de realizá-lo. ou iniciar um outro evento.

também há os coletivos que existem devido a uma experiência em comum pela qual todos passaram. vou chamar estes de coletivos históricos. sejam grupos surgidos dentro de escolas ou de viagens ou mesmo grupos que compartilham um contexto histórico ou geográfico.

há aqueles que se unem devido a uma profunda afinidade conceitual ou operacional. vou chamá-los de coletivos ideológicos. estes a meu ver acabam realizando os trabalhos mais consistentes.

e por último eu citaria os supra-coletivos: redes de coletivos que se estabelecem para viabilizar algo ou discutir idéias.

no geral creio que estes vários modos se combinam dentro de cada grupo.
dos coletivos pelos quais já passei poderia citar o 'cobaia' como um coletivo funcional. já o 'formigueiro' seria uma mistura de histórico com ideológico. o 'neotao' também se encaixa nessa categoriazinha. já o 'zaratruta' é uma mistura de funcional com ideológico. o 'coro' e o 'integracaosemposse' são certamente supra-coletivos.

na verdade não acredito muito nessa sistematização dos processos criativos, estou fora da academia por opção, melhor deixar isso pra eles...sei lá, só estou pensando em público.








____

Marcadores: ,


Comentários:
Lendo esse teu post dos coletivos, bateu uma tristeza aqui dentro... eu sou tão pouco coletiva... sou do bloco do eu sozinha. Quase sempre.
 
ce acredita que eu tenho passado a maioria absoluta do meu tempo completamente sozinho?
prefiro aceitar uma solidão verdadeira do que um coletivo de falsas alegrias...
quando você ocupa a sua própria solidão (meditação?) acontece uma parceria com a natureza e de repente você é o universo inteiro, tudo respirando junto com você :)))
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]