20070103

 
Duas propostas para o Ano Novo

Estou lendo, entre outros, "Rumo à Estação Finlândia", do Edmund Wilson. E' um livro que descreve a evolução do pensamento de esquerda no mundo ocidental, culminando na Revolução Bolchevique.
E lendo isso eu vejo como nòs brasileiros somos (ou estamos?) anestesiados com a politica...Ultimamente "protestar" equivale, no màximo, a mandar uma corrente por e-mail e falar mal do governo e dos politicos tomando uma cerveja no boteco.
E eu também me incluo nisso!
Mas esse ano vou trabalhar para difundir duas idéias que podem mudar um pouquinho o mundo. Ter e difundir idéias é a melhor coisa que eu faço, algum dia ainda vou viver disso, mas por enquanto me contento em difundi-las por aqui, por ali.
Bom, la vai:

1. Descriminalização das drogas como a maconha, a cocaina, ecstasy, etc, e criação de um imposto sobre elas. Esse imposto criaria um fundo municipal especifico e o uso dessa verba seria exclusivo para um unico fim: urbanização das favelas!
Não estou propondo que as pessoas possam sair fumando e cheirando por aì, embora isso fosse o Ideal. Essas drigas poderiam ser usadas em locais fechados, em casa, em festas, enfim, do jeito que jà acontece. Ou seja, na pràtica nada muda.
A idéia é simples e teria como finalidade uma verdadeira transferência de renda. A grana da classe média e das classes altas, que nunca vão deixar de consumir drogas, seria usada para financiar a inclusão das classes mais pobres...
Sem contar que toda a grana gasta na guerra inùtil contra as drogas poderia ser usada para fins mais nobres como saùde, educação, gratuitade do transporte pùblico.


2. Tornar publica e disponivel para todos, na web, a imagem das cameras de segurança que vêm sendo instaladas nas cidades. Em tempos de Google Earth não faz sentido que a policia e o Estado tenham o monopolio destas imagens. A forma como nòs, cidadãos, lidamos hoje com essas tecnologias invasivas e de controle social pode determinar a forma como a vida de nossos filhos serà controlada. O apetite do Estado por controle é insaciàvel, um dia sao cameras nas ruas, no outro serao cameras policiais dentro dos predios, no trabalho.
Jà que as cameras existem, que ao menos suas imagens sejam publicas.



Me digam là o que acham disso. E se acham que faz sentido, vamos difundir essas idéias, esses memes. As mudanças começam dentro da cabeça das pessoas.
Houve uma época em que os Reis governavam por direito divino, houve uma época em que a Igreja matava gente torturada e na fogueira.
Tudo muda.
:)








____

Marcadores:


Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]